CNPQ

CNPQ você sabe o que significa?

Não confunda CNPQ com CNPJ, o CNPQ é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o site oficial do conselho é o seguinte: www.cnpq.br no site oficial do CNPQ é possível você visualizar a agenda de eventos, as últimas notícias e muitas informações do meio.

O site é dividido pelas seguintes áreas:

Publicidade:
  • Geral
  • Estudantes
  • Pesquisadores
  • Universidades
  • Empresas

Na área de estudantes a principal função é mostrar para os estudantes do meio as oportunidades de bolsas no país e no exterior, também existe a opção de você realizar o cadastro do seu currículo para ficar apto a participar das licitações do CNPQ.

O CNPq teve a sua fundação no ano de 1951, o CNPq é considerado por muitos como uma das principais instituições na área de investigação científica e tecnológica.

Publicidade:

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

A sede do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico está localizada na capital do país. Brasília e está anexado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O CNPQ possuir parceria com vários outros órgãos federais e também conta com vários parceiros estrangeiros em suas funções.

Publicidade:

O CNPQ tem como principal função incentivar a pesquisa no Brasil através de bolsas e auxílios para os estudantes da área, em especial para indivíduos que querem cursar Mestrado e Doutorado, como já vimos anteriormente, várias pessoas buscam por bolas sejam eles no Brasil ou no Exterior.

O CNPq vai acrescentar, no Lattes (nome dado a plataforma utilizada por pesquisadores), 2 novas páginas de divulgação pública. Em uma delas, os cientistas brasileiros informarão sobre a inovação de seus projetos e pesquisas; e na outra, deverão descrever iniciativas de divulgação e de educação científica.

Publicidade:

Com essa novidade, os usuários do Lattes deverão descrever, dados sobre a toda a organização e agenda de feira de ciências, promoções em escolas para palestras, contato direto com a imprensa seja com entrevista ou outro meio de comunicação.

Além das informações utilizadas em qualquer sistema, dados pessoais, formação acadêmica, atuação profissional, domínio de idiomas e etc, resumindo é o seu currículo completo. A intenção do CNPq é aumentar o conhecimento da sociedade sobre as atividades científicas que ocorrem no País.

Curta e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *