Como abrir uma empresa (obter um CNPJ)

Como abrir uma empresa (obter um CNPJ)

Como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa

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Pesquisas feitas em diversos países do mundo apontam que o Brasil é um dos locais mais empreendedores do mundo. A grande maioria dos brasileiros sonha com a oportunidade de ter um negócio próprio, onde possa ter o controle da sua vida. E apesar de muitos entrarem neste mundo do empreendedorismo com uma ideia errada, especialmente relacionada ao quanto se trabalha, muitas empresas conseguem prosperar.

Mas antes de efetivamente a pessoa ter uma empresa, muitos passam um tempo trabalhando na informalidade. Geralmente é um período de adaptação, onde a pessoa testa as suas habilidades como gerentes do próprio negócio, descobrem o que gostam e o que sabem fazer, bem como seus gostos.

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Mesmo que seja um período importante para a formação da figura do empreendedor, legalizar a empresa é fundamental para as pessoas que realmente querem levar o seu negócio a sério.

Confira a seguir como proceder para abrir uma empresa:

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Identificação de oportunidades

O primeiro passo é a definição do que é a sua empresa e com o que ela vai trabalhar. Será no ramo do comércio? Ou talvez no de prestação de serviços? Todas estas informações precisam estar bem claras na mente do empresário para que ele possa conseguir alavancar os seus negócios.

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Escolhendo o tipo de empresa

Existem diversos tipos de empresa, e a partir desta etapa é muito recomendado que as pessoas tenham um contador de confiança que poderá escolher as melhores opções para cada tipo de negócio.

Para quem está começando, a dica é investir na abertura de uma Empresa Individual. Mas existe também a opção de uma Sociedade Ltda para quem quer abrir uma empresa com dois ou mais sócios. Recentemente, a modalidade do Empreendedor Individual MEI também surge como uma opção. Em todos os casos existem vantagens e limitações.

Neste momento o contador também poderá ajudar a definir o tipo de recolhimento de impostos, sendo que isso sempre vai depender da atividade exercida pela empresa. O SIMPLES, que facilita a arrecadação dos documentos, é o mais utilizado.

Documentação

Uma empresa começa com um contrato social. A partir daí é necessário pedir o registro nos órgãos responsáveis da sua cidade, como a Secretaria da Fazenda e a Junta Comercial. Mais uma vez, a figura do contador será fundamental para auxiliar na confecção e no encaminhamento dos papeis a menos quando for MEI que você pode fazer tudo sozinho pela internet.

Basicamente os registros que deverão ser feitos são os seguintes:

– Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ);

– DBE – Documento Básico de Entrada;

– Registro do Contrato Social;

– Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica(CNPJ);

– Inscrição Estadual e Municipal;

– Registro do Alvará;

Em alguns casos a empresa também deverá se registrar em alguns sindicados, de acordo com a atividade.

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