Consulta DBE (Documento básico de entrada) para abrir CNPJ

Consulta DBE – O que é e como consultar quando for abrir uma empresa e adquirir um CNPJ

DBE não é nenhum mistério para quem quer tirar o CNPJ

O trabalho informal se tornou cada vez mais uma grande fonte de renda para milhões de brasileiros, e é também uma forma das empresas reduzirem custos provenientes de tributos e impostos que um trabalho registrado em carteira possui.



Com o aumento dessa prática, o governo criou maneiras de regulamentar essa pratica, a fim de proteger não só os trabalhadores, mas também os que os contratam. Assim, houve nos últimos anos um crescimento do número de pessoas empreendedoras, que buscam legalizar suas atividades informais, criando sua própria empresa e, em algumas modalidades, passando a ter direitos antes exclusivos dos trabalhadores registrados, como por exemplo, a aposentadoria.

Porém, o que ainda dificulta em muitos destes casos é a falta de informação de futuros empreendedores sobre os procedimentos para a abertura de uma empresa. Atualmente, são diversas etapas, porém, nenhuma delas é tão importante quanto à da solicitação do CNPJ junto à receita federal. Sabemos que sem o CNPJ, não é possível dar entrada em outros procedimentos junto à prefeituras, bancos e outros órgãos.



Para solicitar o CNPJ, são necessários dois documentos: a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ), em que vão os dados da empresa, como nome, endereço e tipo de serviços a prestar e a DBE – Documento Básico de Entrada.

A DBE nada mais é do que um protocolo no qual você solicita formalmente à receita um número de CNPJ para sua empresa e não se trata de nenhum bicho de sete cabeças.



Ao solicitar a abertura do CNPJ na internet a DBE fica disponível logo após o preenchimento da ficha cadastral. Na DBE são pedidos dados já fornecidos no preenchimento da FCPJ. Basta apenas inserir as informações, imprimir em duas vias (uma para você e outra para a Receita), assinar, reconhecer firma e entregar num posto da Receita Federal.

Consultar DBE na Receita Federal
Consultar DBE na Receita Federal

A parte final desse processo da DBE é o mais simples. Após a entrega do documento, a Receita irá fornecer um recibo com dois números. Através deles, acessando o site  http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/fcpj/consulta.asp, é possível consultar o andamento do processo e saber o que falta ou não para completar a solicitação.



Se ainda assim, houver dificuldades para consulta das informações, há o canal ReceitaFone, no número 146, onde, pelo telefone, podem ser esclarecidas quaisquer dúvidas sobre a DBE e outros documentos necessários para a abertura de sua empresa junto à própria receita federal.

Curta e Compartilhe!

One thought on “Consulta DBE (Documento básico de entrada) para abrir CNPJ”

  1. vanessa da silva santos says:

    queria abrir firma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.