Órgão expedidor da carteira de identidade

Você sabe o que é órgão expedidor? E como encontrá-lo na sua carteira de identidade (RG)? Algumas vezes, temos de preencher alguns formulários com nossos documentos e uma das informações pedidas é, justamente, o órgão expedidor da sua identidade (RG).

Nossos documentos, como por exemplo, a cédula ou carteira de identidade (RG), carteira de motorista, passaporte e outros, são emitidos por um órgão público, essa unidade pública estatal responsável é, então, o órgão emissor ou expedidor do seu documento. Normalmente, para preenchimento de formulários, como uma inscrição de vestibular, por exemplo, abreviamos o nome do órgão expedidor a partir de três letras que são as suas iniciais.

Publicidade:

Agora que você já sabe do que estamos falando, localizá-lo na sua identidade (RG) será mais fácil.

Órgão Expedidor RG

Órgão Expedidor RG

Publicidade:

Localizando o Órgão Expedidor RG

Assim, pegue a sua cédula de identidade (RG) e observe o lado com a foto e digital. Com o documento na posição horizontal (deitado) perceba o nome República Federativa do Brasil. Logo abaixo, haverá o estado de emissão do RG, ex: Estado de Pernambuco, Estado de São Paulo. Agora, logo abaixo do nome do estado, o que está escrito? Sim, é o órgão expedidor do seu RG, que pode ser: Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Segurança Pública, Secretária da Justiça e da Segurança, Secretaria de Estado da Casa Civil e etc. Na verdade, o órgão responsável pela emissão vai depender do estado e de onde você resolveu retirar o seu documento. Não existe um órgão único para todos nós, cidadãos brasileiros.

Já que você já sabe o que é órgão expedidor e qual o responsável pela emissão da sua carteira de identidade, basta abreviar, como havia relatado antes, o nome dessa unidade estatal e preencher qualquer formulário. Seria assim: Secretaria de Defesa Social – SDS, Secretaria de Segurança Pública – SSP e Secretária da Justiça e da Segurança – SJS, por exemplo. Ah! Não esqueça ainda de que junto ao órgão é preciso acrescentar o estado de emissão, ou seja: SDS-PE, SSP-SP etc. Ficou fácil?

Publicidade:

Vale lembrar ainda que até 2020 o Ministério da Justiça pretende substituir as antigas cédulas de identidade pelo Registro de Identidade Civil (RIC). A nova identidade traz novidades como um chip, números de outros documentos, impressão digital e números e letras de um sistema de segurança popular entre passaportes e vistos de viagem. A proposta do RIC é, então, unir diversas informações num mesmo cartão. Esperemos.

Curta e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *